Esse é um tema que eu sei que muita gente tem dúvidas: o que podemos beber durante o jejum intermitente? Afinal, café e chá são os queridinhos do jejum, mas como inovar e aproveitar ao máximo essas bebidas sem estragar nossos progressos? Eu vou te mostrar como fazer isso e muito mais! Eu uso todas essas dicas no meu dia a dia.
O que você pode beber durante o jejum intermitente?
Antes de entrarmos nas dicas e receitas, vamos fazer uma rápida revisão do que é permitido durante o jejum. Basicamente, você pode beber água (óbvio, né?), café e chá sem açúcar. Algumas pessoas também incluem bebidas zero calorias, como refrigerantes diet e águas saborizadas sem açúcar. No entanto, eu recomendo evitar essas bebidas porque elas podem conter adoçantes artificiais que podem atrapalhar seu progresso. Sem contar que elas podem te induzir a alimentos mais pesados.
Mas se tomar o mesmo café e o mesmo chá todo dia está ficando entediante e um risco ao seu período de jejum, você está no lugar certo. Vamos inovar essas bebidas?
Inovando no café
Agora vamos ao que interessa! O café é uma das bebidas mais populares para beber durante o jejum intermitente, mas você não precisa se limitar ao tradicional café preto ou ao espresso da maquininha. Aqui estão algumas ideias para inovar e desfrutar de uma xícara de café saborosa e diferente:
a. Cold brew:
Essa técnica de preparo de café a frio é perfeita para os dias quentes e produz uma bebida suave, menos amarga e até 70% menos ácida. Se você tem problemas de acidez estomacal, esse é o café pra você. Pode ser misturado tanto na água fria quanto na água quente, fica estável na geladeira, e pode ser usado em diversas receitas (na janela de alimentação do jejum).
Aqui vai como eu faço o meu Cold Brew: Basta misturar 1 parte de café moído e 3 partes de água na temperatura ambiente, deixar descansar por 12 a 24 horas, filtrar ou coar (é muito mais fácil de coar no filtro de tecido, confia!). Agora que você tem o Cold Brew, basta misturar em água gelada, se estiver buscando algo refrescante, ou quente, se estiver buscando a experiência clássica do café.
Guarde na geladeira por até uma semana.
b. Prensa francesa:
Quer um café encorpado e cheio de sabor? Experimente a prensa francesa! Adicione café moído e água quente, deixe descansar por 4 minutos e, em seguida, pressione o êmbolo para baixo. Pronto! Não precisa nem usar filtro de papel.
Mas a minha dica é: utilize um café moído mais grosso. Se o café for moído muito fino, ele acaba passando pelo filtro da prensa, criando um fim um pouco desagradável na xícara.
c. Café com canela:
Adicione um toque de canela em pó ao seu café para dar um sabor especial e ainda aproveitar os benefícios dessa especiaria, como ação anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana.
d. Bulletproof coffee:
Para os momentos em que você está praticando jejum com ingestão de gorduras (jejum graxo), adicione uma colher de sopa de óleo de coco ou manteiga sem sal ao seu café. Bata no liquidificador para criar uma bebida cremosa e energizante.
Dica secreta do seu amigo: experimente alguma vez usar a manteiga com sal. Sério, pode confiar. O sal no café quebra um pouco a acidez e o gosto de queimado se ele for de uma torra forte.
Diversificando no chá
O chá é uma ótima opção para quem quer variar as bebidas durante o jejum intermitente. Há tantos sabores e combinações possíveis que você nunca vai enjoar! Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo o seu chá:
a. Misturas de chás:
Não tenha medo de misturar chás diferentes para criar sabores únicos! Tente combinar chá verde com hortelã, chá preto com gengibre ou chá branco com lavanda, por exemplo.
Você tem misturas preferidas? Comente!
b. Chá gelado:
Prepare um chá gelado refrescante misturando seu chá favorito com água fria e gelo. Adicione algumas fatias de limão, laranja ou pepino para dar um toque a mais de sabor e frescor.
c. Chá quente com especiarias:
Adicione especiarias como canela, cravo, gengibre e cardamomo ao seu chá para torná-lo mais saboroso e aromático. Essas especiarias também têm propriedades benéficas para a saúde, como ação antioxidante e anti-inflamatória.
d. Chá com infusão de ervas:
Experimente preparar um chá com infusão de ervas frescas, como hortelã, manjericão ou alecrim. Basta adicionar as ervas à água quente e deixar em infusão por alguns minutos antes de coar.
e. Chá matcha:
O matcha é um pó de chá-verde concentrado que oferece muitos benefícios à saúde, como ação antioxidante e aumento do metabolismo. Misture uma colher de chá de matcha com água quente e bata com um batedor de bambu ou garfo até ficar espumoso. O chá-verde também tem comprovada ação de supressão da fome.
f. Experimente chás exóticos:
Aventure-se e experimente chás menos conhecidos, como o chá oolong, chá pu-erh ou chá rooibos. Cada um deles tem um sabor distinto e propriedades benéficas para a saúde. Não deixe de experimentar.
Conclusão: O segredo para manter-se no jejum intermitente
O jejum intermitente não precisa ser uma experiência monótona e sem graça. Aproveite o momento do jejum para explorar novos sabores e técnicas de preparo para seu café e chá. Isso vai ajudá-lo a manter-se motivado e a desfrutar dessa jornada de emagrecimento e saúde.
Então, agora com várias ideias para inovar no café e no chá durante o jejum intermitente, é hora de colocar em prática e curtir essas delícias! Lembre-se, o segredo é se adaptar e encontrar prazer nesse estilo de vida. Dessa forma, você vai conquistar seus objetivos com muito mais facilidade e satisfação.